fbpx

Descubra os benefícios do marketing de relacionamento para seu negócio

Descubra os benefícios do marketing de relacionamento para seu negócio

Marketing de relacionamento é uma estratégia que tem como objetivo estreitar laços entre cliente e organização a fim de gerar mais negócios com essa relação.

Como é a ligação entre os atendentes e os compradores do seu produto ou serviço? Essa estratégia está diretamente relacionada à conexão que a sua marca tem com os clientes e isso se dá sobretudo por meio dos atendimentos.

Se você está buscando maneiras de gerar mais negócios para a sua empresa, precisa conhecer o marketing de relacionamento agora mesmo. Continue a leitura e confira!

Como funciona o marketing de relacionamento?

Não basta gerar uma venda: as pessoas buscam um contato humano, procuram por exclusividade e querem se sentir parte daquele negócio. Se você ainda não pratica isso dentro da organização, provavelmente está perdendo chances de alavancar os resultados.

Para que seja um relacionamento eficaz, os funcionários devem ter uma visão focada em sinais e informações que recebem enquanto estão em atendimento, pois é dali que sairão respostas em busca do que o cliente espera daquela empresa que está lhe atendendo. A estratégia funciona em diferentes canais com formas distintas, como:

  • redes sociais;
  • e-mail marketing;
  • atendimento telefônico, chat, sms;
  • atendimento presencial;
  • pesquisa de satisfação;
  • cliente oculto.

Tenha como objetivo coletar informações para que isso vire uma relação prazerosa com aquela pessoa. Transforme um comentário que ela fez em algo que faça com que se sinta especial.

É basicamente saber o que a pessoa procura antes mesmo de ela falar e usar isso a favor para manter um bom relacionamento com ela. Pensar como ela gostaria de ser tratada e se colocar no lugar daquele ser humano com a máxima vontade de resolver seus problemas a partir de um produto ou serviço que você tem nas mãos é imprescindível.

Para ter sucesso com essa tática, é preciso que os colaboradores estejam alinhados com a comunicação, visão, missão e valores que aquela organização quer passar a fim de que todos falem a mesma língua e passem mensagens claras ao comprador.

Quais são os benefícios principais do marketing de relacionamento?

Quando você passa a usar a estratégia, não está beneficiando apenas a organização, mas também passando a mensagem da missão da companhia ao cliente. Conheça agora os principais benefícios do marketing de relacionamento.

Fidelização de clientes

Quando se cria uma conexão forte entre marca e cliente, você ganha a fidelidade daquela pessoa. Ela passa a frequentar seus lugares, a recomendar para os amigos, a defender seus valores e se torna parte daquilo de forma espontânea.

Aumento de vendas

Sendo assim, automaticamente as vendas aumentam, uma vez que os clientes passam a recomendar a sua marca, falam bem nas redes sociais, compartilham essa ligação que criaram com aquela loja.

Eles se tornam influenciadores dentro do ciclo de amigos, gerando uma grande teia de vendas a partir de um conselho. Com esse aumento de resultados, sua empresa passa a ter redução de custos, pois muitas delas chegam de forma orgânica.

Satisfação do cliente

O marketing de relacionamento está diretamente ligado à satisfação do cliente, afinal de contas, você vai proporcionar uma experiência única com um atendimento diferenciado, deixando-o ainda mais contente com seu serviço.

Como aplicar essa estratégia nos atendimentos?

São ações simples do dia a dia que vão ajudar seu negócio a estreitar laços com seus melhores clientes, como:

  • ser cordial e atencioso;
  • ser proativo;
  • tentar resolver a questão dele envolvendo o mínimo de pessoas possível, passando autoridade no serviço prestado;
  • facilitar as formas de comunicação dele com seus canais.

Além disso, preocupe-se em treinamentos para sua equipe a fim de padronizar suporte de qualidade, pois um dos maiores problemas das empresas são clientes que não retornam por conta de um atendimento ruim que tiveram e com um bom marketing de relacionamento esse problema se resolve.

Gostou deste post? Então continue em nosso blog e entenda mais sobre marketing de experiência e aplique hoje mesmo em sua empresa.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter