fbpx

Metaverso vai invadir o varejo: entenda como isso é possível

Metaverso vai invadir o varejo: entenda como isso é possível

O metaverso vai invadir o varejo. Assim, essa é a expectativa após a NRF 2022 que aconteceu em Nova York. Dessa forma, mais do que interagir, jogar e se divertir, o cliente poderá fazer as suas compras de modo mais imersivo, graças a realidade aumentada (RA) e aos avatares digitais.

Entenda o que é o metaverso

Imagine se sentar em uma mesa de reunião ou então, se encontrar com os amigos para tomar um café. Sem dúvida, são atividades do dia a dia bem comuns, mas que a partir de agora, poderão ser feitas em um novo ambiente: o virtual.

Parece ficção ou um tipo de realidade que só acontece nos games. No entanto, ao integrar tecnologias como a realidade virtual (RV) aumentada e o 5G, torna-se possível expandir o universo das telas para o mundo físico. Portanto, essa é a ideia do metaverso.

Saiba onde ele já está presente

Esse já é um tema recorrente entre grandes empresas de tecnologia e startups. Entretanto, hoje em dia, o que se fala é que o metaverso vai invadir o varejo. 

 

Para se ter uma noção inicial sobre esse conceito, basta pegar de exemplo o jogo Fortnite. Dessa forma, nesse game online, é possível interagir com outros players, enquanto se constrói um mundo virtual. 

 

Com a atenção voltada para essa novidade, diversas marcas do setor varejista já estão se movimentando, a fim de descobrir como aplicar o metaverso em suas realidades. Bem como, o que ele tem a somar na experiência de compra do cliente no espaço físico.

O metaverso vai invadir o varejo com a plataforma da R2U

A R2U é uma startup que está criando a primeira plataforma de metaverso na indústria do varejo. Dessa forma, a empresa, que atua oferecendo soluções aos varejistas há cinco anos, está desenvolvendo um projeto para aquela que é tida como o “futuro da internet”.

 

Os comerciantes e empreendedores poderão ter lojas na plataforma de metaverso da startup e a partir disso, poderão:

 

  • Divulgar promoções;
  • Lançar coleções;
  • Trazer novidades aos clientes.

 

Em resumo, vão quebrar de vez a barreira entre o espaço virtual e o físico, aplicando o phygital.

Veja como a plataforma vai funcionar pela perspectiva do cliente

Como uma prova de que o metaverso vai invadir o varejo, os clientes vão poder realizar as suas compras no mundo real e por sua vez, conseguir NFTs dos produtos adquiridos, a fim de usá-los no espaço digital.

 

Para quem não sabe, as NFTs (Non-fungible Token) ou “Token não-fungível”, é um tipo de certificado virtual que se emite via blockchain, que garante a exclusividade daquele item.

 

Pessoas explorando a experiência do mundo virtual do metaverso. O metaverso vai invadir o varejo.

A realidade aumentada na experiência do cliente no varejo

Hoje em dia, as inovações e tecnologias estão proporcionando novas oportunidades. Dentre elas, a relação mais próxima entre cliente e varejista.

 

Com a realidade aumentada, os clientes têm a chance de ganhar recompensas virtuais por adquirir certas mercadorias em suas lojas favoritas.

Um exemplo prático da realidade aumentada no comércio

Graças aos recursos tecnológicos usados antes apenas em jogos, é possível oferecer agora uma experiência de compra mais imersiva e interativa. Portanto, o metaverso vai invadir o varejo e a Sephora comprova isso.

 

Essa marca francesa de cosméticos já utilizou a realidade aumentada na forma de um tutorial online de maquiagem para os seus clientes que se encontram nas lojas da mesma.

 

A Sephora’s Virtual Artist dá ao cliente a chance de experimentar diversos tons de base, batons, sombras, dentre outros itens, apenas por meio de uma selfie.

 

Não há dúvidas de que esse tipo de recurso dispõe de uma ótima experiência ao cliente. Além disso, pula algumas etapas em sua jornada de compra, já que a aquisição pode acontecer de modo imediato a partir do smartphone.

O Walmart é a prova de que o metaverso vai invadir o varejo

A experiência de compra dos clientes americanos pretende mudar em breve e alcançar um novo patamar com o metaverso. Isso porque, a gigante do varejo, isto é, o Walmart está com grandes planos nessa área. Afinal, a intenção da empresa é:

 

  • Lançar a sua própria criptomoeda;
  • Criar uma coleção de NFTs, inclusive, para a compra e venda.

 

O Walmart já deu entrada no registro com o propósito de fabricar e vender produtos virtuais na categoria de:

 

  • Eletrodoméstico;
  • Brinquedos;
  • Eletrônicos;
  • Itens de decoração para casa;
  • Vestuário.

A gigante do varejo não é a única

Outra empresa a entrar com o pedido de registro é a Nike que possui planos de realizar a venda de seus tênis, bem como roupas da marca digital. Além disso, ela está em parceria com a Roblox para desenvolver o seu próprio universo virtual de nome Nikeland.

 

Como prova de que o metaverso vai invadir o varejo, a GAP já começou a comercializar NFTs de seus moletons com a logo da marca e capuz físico. Dessa maneira, a empresa anunciou que os preços das mesmas vão variar entre 8 a 415 dólares.

 

Também juntam-se a essas empresas pioneiras no mundo do metaverso:

 

  • Urban Outfitters;
  • Abercrombie & Fitch;
  • Ralph Lauren.

Quais são os desafios do metaverso no varejo?

O interesse com o qual o metaverso é tratado tem uma razão especial. Isso porque, ele deve gerar um ecossistema de negócios de 800 bilhões de dólares até o ano de 2024, de acordo com a Bloomberg.

 

As gerações alpha e Z, isto é, pessoas nascidas depois de 1995, correspondem a quase metade dos clientes hoje, cerca de 40%. Assim, o que eles desejam das marcas é uma experiência de compra totalmente nova, bem mais próxima das empresas.

 

Dito isso, o principal desafio do metaverso na indústria varejista, portanto, é entender como os millennials querem se relacionar nesses ambientes. 

O metaverso vai invadir o varejo foi um dos temas da NRF 2022

Um dos tópicos mais abordados na NRF 2022 é a chegada do metaverso nesse setor. Assim, essa que é a maior feira sobre varejo no mundo, trouxe grandes discussões em volta desta temática.

 

A tecnologia nos comércios e lojas já estão presentes e vem melhorando cada vez mais. Por exemplo, a realidade aumentada é usada hoje para que o cliente experimente sapatos e roupas.

 

Esse tipo de recurso é utilizado na jornada de compra do cliente e permite evitar possíveis frustrações. Com o metaverso, é possível melhorar ainda mais essa experiência. 

 

No Brasil, a expectativa é relacionada a chegada do 5G, que promete revolucionar as realidades em tempo real. Já o metaverso, mesmo sendo um conceito novo, vai permitir integrar todas essas tecnologias.

 

Enquanto isso, conte com a SAX para turbinar a sua empresa através do monitoramento das experiências vividas pelos seus clientes em todos os seus pontos de contato, sejam eles físicos ou digitais.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter