fbpx

Varejo como um ponto de experiência: saiba como aplicar em sua loja

Varejo como um ponto de experiência: saiba como aplicar em sua loja

Hoje em dia, muito se fala no ramo do varejo sobre a evolução dos PDVs para o ponto de experiência ou PDX. Assim, este último é de forma atual uma estratégia para tornar um negócio mais competitivo, relevante e para atrair clientes neste disputado setor.

O varejo não é só um ponto de vendas

Muito se fala hoje em experiência. Para crescer neste ramo tão competitivo, uma empresa precisa agregar valor à sua marca. Assim, isso é possível ao aplicar na prática esse conceito.

A experiência não está apenas na jornada do cliente, mas em toda parte, inclusive:

  • Na diminuição de fricção;
  • Conveniência;
  • Otimização de tempo;
  • Relação entre varejo e cliente.

Uma das muitas tendências citadas na NRF 2022 está na ideia de diversificar os serviços que os varejistas oferecem. Isso, de fato, para atrair, reter, converter e engajar cada vez mais clientes.

Por sua vez, essa estratégia vai gerar experiências satisfatórias aos mesmos em suas jornadas de compra. Ou seja, os seus produtos se tornaram coadjuvantes neste cenário, pois será preciso ir muito além. 

Um conceito que vai além

Mais do que uma tendência, evoluir do PDV para o PDX é uma reação do setor frente às demandas e desafios de hoje. Ainda mais ao levar em conta o perfil do novo cliente pós-pandemia.

A ideia é se tornar mais competitivo, relevante e atrair a atenção do cliente neste mercado cheio de concorrentes que também buscam fazer o mesmo.

Duas mulheres negras estão carregando sacolas de compras, uma está conversando no celular enquanto a outra olha para a vitrine.

NPS no varejo: qual a real importância disso?

Antes de tudo, entenda que NPS é um método que avalia o nível de recomendação de um cliente a partir das suas experiências vividas com uma empresa. Dessa forma, surgiu em 2003 e desde então, esse conceito tem sido melhorado cada vez mais.

Insights que fazem a diferença

Aplicar o NPS, em especial, no setor do varejo traz por si só várias vantagens. Por isso é tão popular entre os varejistas. Portanto, confira apenas alguns dos principais benefícios desta metodologia:

  • É possível saber o quão satisfeito um cliente está;
  • Fácil de aplicar;
  • Avalia o desempenho do negócio ao longo do tempo;
  • Oferece feedbacks mais ágeis;
  • É um critério de comparação com a concorrência.

O método também permite dividir as respostas dos clientes e assim, identificar cada um deles. A partir disso, tem-se uma noção maior do nível de engajamento deles com o seu comércio.

Comunicação transacional, já ouviu falar sobre isso?

As pessoas estão cada vez mais conectadas em seus smartphones. Portanto, essa forma de se comunicar é a opção ideal para quem atua no varejo e deseja estimular o engajamento de seus clientes.

Um conceito importante

A comunicação transacional cresceu e hoje em dia é um dos recursos de marketing mais eficazes. Isso porque, já é possível escolher qual canal de interação tem mais chances de chamar a atenção do cliente.

Isso acontece com base em suas reações. Por exemplo, quando ele clica em um link de promoção ou abre um e-mail. Assim, se tornou uma ferramenta para engajar, acima de tudo.

Com isso, dá para atrair o cliente, aumentar os índices de cliques e gerar mais receita em seu negócio. Por meio do WhatsApp ou SMS, ele tem acesso a:

  • Emissão de boletos;
  • Status de pagamento;
  • Entrega do produto.

De forma resumida, o cliente define quando e onde vai fazer as suas compras. Enfim, cabe a sua empresa dispor de soluções inovadoras para atraí-lo e fidelizá-lo.

 

O varejo e a URA

Não é novidade o quão essencial a área de atendimento ao cliente é para uma empresa, não importa o seu segmento ou porte. No entanto, ainda há algumas que não investem o suficiente nisso, o que torna a sua comunicação com ele menos clara e assertiva.

Fazer uso de recursos tecnológicos é fundamental, dentre eles, pode-se destacar a Unidade de Resposta Audível. Assim, se você deseja ter uma boa relação com os seus clientes, precisa aplicar essa ferramenta e começar a usufruir de todas as suas vantagens.

Um atendimento mais eficiente?

O dia a dia de quem atua no varejo é muito agitado. Dessa forma, por essa razão, o cliente tende a dar valor aos negócios que investem em formas de atendimento mais ágeis. 

Ao adotar a URA inteligente em sua loja, sem dúvida, a sua empresa vai dar um grande passo rumo à satisfação cada vez maior de seus clientes.

O motivo disso é que ela vai servir de canal para solucionar demandas. Afinal, ela grava mensagens, assim, torna-se possível resolver solicitações de um modo mais rápido e assertivo. E mais, sem precisar de um atendente humano para tal função.

Não esqueça os famosos serviços de mensagens

Perceba que nos últimos anos, as palavras-chaves que dominaram o varejo foram transformação e adaptação para o digital. De fato, a migração para o meio virtual fez com que todos precisassem investir em novas estratégias.

O varejista precisou criar formas para alcançar o seu cliente mesmo à distância e com igual qualidade de atendimento. Neste contexto, então, WhatsApp e SMS se tornaram vitais nesta jornada.

Ambos dão a chance de enviar mensagens de modo personalizado e imediato. Ainda, com um índice de retorno maior por parte dos clientes.

Isso gera uma boa experiência?

46% dos clientes são mais suscetíveis a interagir por mensagens com negócios que pertencem ao varejo e ao comércio de eletrônicos. De acordo com um estudo da Text Message Marketing Report de 2020.

Isso se deve ao fato de que eles se sentem atraídos pela ideia de obter:

  • Descontos;
  • Ofertas;
  • Status de pedidos.

A taxa de abertura chega a 98% e a de cliques, a 36% em relação a promoções vindas por SMS, por exemplo, e não por acesso ao site da loja. 

Uma imensidão de possibilidades dentro do setor de varejo

A experiência hoje neste setor se pauta na evolução na relação entre comércio e cliente. Isso pode acontecer por meio de inovações na forma de pagamento, atendimento ou serviços.  

Seja qual for os desafios que precisa superar para tornar a jornada do seu cliente cada vez melhor, isso inclui investir no PDX. Antes disso, entretanto, será preciso evoluir em seu PDV. Mas, não se preocupe, pois a SAX pode ajudá-lo nisso.

Conte com os serviços de Auditoria de Ponto de Venda e Cliente Oculto da SAX, a fim de garantir aos seus clientes uma experiência perfeita. Portanto, entre em contato para saber mais.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter