fbpx

O que o futuro reserva para o varejo online? Conheça as principais tendências

O que o futuro reserva para o varejo online? Conheça as principais tendências

O varejo online é aquele que é direcionado para o cliente final na internet. Dessa forma, a venda de produtos acontece em plataformas digitais como, por exemplo, em e-commerces e até mesmo, pelas redes sociais. Conheça, portanto, as suas principais tendências.

Como funciona o varejo online?

Diferente do varejo físico, o online funciona de maneiras bem distintas. A sua estrutura acaba por ser mais simples, afinal, para começar a vender na web basta dar o pontapé inicial pelas redes sociais ou em um marketplace.

Apenas será necessário ter um local para guardar os seus produtos e um dispositivo para gerenciar a loja, como um notebook. A medida que o seu negócio for ganhando espaço, o varejista poderá criar a sua própria loja virtual, a fim de fazer vendas mais exclusivas.

O varejo online também é diferente do físico em questão do seu horário de funcionamento. Já que este primeiro está disponível ao cliente:

  • 24 horas por dia;
  • 7 dias por semana;
  • aos finais de semana e feriados.

Só o atendimento é mais limitado, mas a empresa pode usar recursos tecnológicos como assistentes virtuais e chatbots para atender os clientes a qualquer momento.

Invista em diferentes tipos de pagamentos online

Por último, outra diferença marcante são os pagamentos online. Hoje em dia, na internet há várias formas disponíveis como:

  • transferência digital;
  • pix;
  • cartão de débito ou crédito;
  • boleto;
  • carteira digital.

Nesse sentido, quanto mais meios você dispor ao cliente, melhor, já que este busca pelo comércio eletrônico que oferece a ele mais praticidade e conveniência em suas compras online.

Quais as principais tendências para o varejo online?

A tendência do varejo online é se unir ao físico cada vez mais, graças a transformação digital e a crescente busca dos comerciantes em oferecerem uma experiência cada vez mais inovadora aos seus clientes.

Essa é a estimativa para o futuro que se pode fazer frente ao cenário atual. Desse modo, o intuito é que não haja mais barreiras entre o comércio físico e o virtual. 

Nesse caso, mais do que dispor de canais offline e online, as empresas devem criar experiências cada vez mais imersivas e para isso, os varejistas vão precisar de tecnologias avançadas como as que verá a seguir.

No varejo online, algumas tendências já são uma realidade nos negócios, como os chatbots. Imagem de gpointstudio no Freepik

Metaverso

O metaverso no varejo online é uma das tendências que já são realidade em algumas marcas. Neste mundo virtual, o cliente tem acesso a produtos de luxo que não teria em um comércio físico, por exemplo.

Grandes empresas como Ralph Lauren, Nike, Louis Vuitton e Gucci, já investem no metaverso, nesse cenário, o cliente tem a experiência de vestir o seu avatar com os itens de todas elas.